Logo

Ano Letivo 2018/2019 - Lista de manuais escolares adotados

Consulte a lista completa aqui


Biblioteca Escolar


Teatro em língua inglesa

No intuito de promover a comunicação interescolar dentro do agrupamento, de criar atividades que sirvam a aprendizagem da língua inglesa nas escolas do 1.º ciclo e de proporcionar o enriquecimento pessoal dos alunos, os alunos do 7.º D da EB2,3 Dr. Pedro Barbosa fizeram a dramatização de dois contos infantis em inglês, na EB1 de Monserrate, em 28 de maio, pelas 15h.




Os contos dramatizados, "Little Red Riding Hood" e "Three Little Pigs" tiveram uma grande audiência, tendo como principais destinatários os alunos do 3.º e 4.º anos. A plateia estava cheia e os grupos de teatro fizeram grande sucesso junto das crianças. A ideia e iniciativa foram da professora de inglês, Ana Marinho. Os alunos do 7.º D estão de parabéns!


Provas e exames - Prazos de Inscrições

Inscrições:

  • 1ª Fase (Prazo normal) - 13 a 24 de fevereiro de 2017
  • 2ª Fase (Prazo normal) - Ensino Secundário 13 a 17 de julho de 2017 e 3º Ciclo do Ensino Básico  - 14 a 18 de julho de 2017

No ato da inscrição os alunos devem apresentar os seguintes documentos:

a) Boletim de inscrição da Editorial do Ministério da Educação (EMEC), modelo 0133 (1ª fase), 0134 (2ª fase);

b) Original e Fotocópia do cartão do cidadão/bilhete de identidade;

c) Boletim individual de saúde atualizado (apenas para alunos externos);

d) Os alunos do 12º ano deverão pedir a senha para acesso ao sistema de candidatura online, disponível no portal da Direção-Geral do Ensino Superior - www.dges.mctes.pt -, caso pretendam concorrer ao ensino superior público, e entregar cópia do recibo.


Recrutamento

PRESSE GIA - Gabinete de Informação e Apoio (GIA) criado para atender e responder às solicitações dos alunos




No âmbito da aplicação do PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar), a ESM criou o GIA, um Gabinete que pretende transformar-se num espaço de convívio e diálogo, em ambiente informal, para além de promover várias iniciativas no domínio da Educação Sexual.

Os principais objetivos deste projeto passam por atender e entender, informar e divulgar e responder às dúvidas e preocupações que os nossos adolescentes possam manifestar relativamente à sua sexualidade, ao namoro, aos afetos… sempre que entenderem, num espaço que visa preservar o anonimato, a confidencialidade e a privacidade de cada um. Ali, poderão encontrar profissionais que integram a Equipa-PRESSE, com formação para os informar e apoiar no esclarecimento e na resolução de problemas com os quais venham eventualmente a confrontar-se.

O Gabinete está a funcionar provisoriamente num espaço contíguo aos gabinetes de trabalho dos professores (situados no piso por cima do bar), mais precisamente a última sala do lado esquerdo, ao fundo do corredor. A Equipa-PRESSE pretende, assim, que qualquer aluno se possa dirigir ao local em condições que garantam o respeito pelo seu anonimato e confidencialidade, estando os profissionais em questão obrigados ao dever de sigilo. Em breve, espera-se que o GIA possa funcionar num outro local da escola, ainda mais discreto em termos de passagem e acessibilidade dos alunos.

Neste momento, o horário de funcionamento ainda não é o desejável, porque, estando em fase de “arranque”, falta ainda confirmar a disponibilidade de todos os elementos que vão dinamizar o espaço. Mesmo assim, os interessados poderão já encontrar a psicóloga responsável pelo SPO – Serviços de Psicologia e Orientação - da Escola, a Dra. Luísa Cerqueira, que estará presente às segundas e quintas-feiras, a partir das 10 horas (2º bloco da manhã), e a professora Sofia Maciel, Coordenadora de educação sexual em saúde escolar, às quartas-feiras, a partir das 15 horas (2º bloco da tarde). Como já foi referido, falta confirmar o horário de presença de um(a) enfermeiro(a) da E-PRESSE e de outros professores com formação neste programa.


EDI-Equipa de Redação