Logo

Ano Letivo 2018/2019 - Lista de manuais escolares adotados

Consulte a lista completa aqui


Biblioteca Escolar


Teatro em língua inglesa

No intuito de promover a comunicação interescolar dentro do agrupamento, de criar atividades que sirvam a aprendizagem da língua inglesa nas escolas do 1.º ciclo e de proporcionar o enriquecimento pessoal dos alunos, os alunos do 7.º D da EB2,3 Dr. Pedro Barbosa fizeram a dramatização de dois contos infantis em inglês, na EB1 de Monserrate, em 28 de maio, pelas 15h.




Os contos dramatizados, "Little Red Riding Hood" e "Three Little Pigs" tiveram uma grande audiência, tendo como principais destinatários os alunos do 3.º e 4.º anos. A plateia estava cheia e os grupos de teatro fizeram grande sucesso junto das crianças. A ideia e iniciativa foram da professora de inglês, Ana Marinho. Os alunos do 7.º D estão de parabéns!


Provas e exames - Prazos de Inscrições

Inscrições:

  • 1ª Fase (Prazo normal) - 13 a 24 de fevereiro de 2017
  • 2ª Fase (Prazo normal) - Ensino Secundário 13 a 17 de julho de 2017 e 3º Ciclo do Ensino Básico  - 14 a 18 de julho de 2017

No ato da inscrição os alunos devem apresentar os seguintes documentos:

a) Boletim de inscrição da Editorial do Ministério da Educação (EMEC), modelo 0133 (1ª fase), 0134 (2ª fase);

b) Original e Fotocópia do cartão do cidadão/bilhete de identidade;

c) Boletim individual de saúde atualizado (apenas para alunos externos);

d) Os alunos do 12º ano deverão pedir a senha para acesso ao sistema de candidatura online, disponível no portal da Direção-Geral do Ensino Superior - www.dges.mctes.pt -, caso pretendam concorrer ao ensino superior público, e entregar cópia do recibo.


Recrutamento

Dia do Ensino Superior


O dia 9 de abril ofereceu aos alunos da ESM a possibilidade de obter informação sobre as ofertas de cerca de trinta instituições de ensino superior (públicas e privadas). O corredor de acesso aos pisos e ao átrio Charters de Almeida ficou repleto de alunos e professores que puderam recolher material informativo e interagir com os representantes das Universidades e Institutos Politécnicos presentes no evento, no sentido de obter informação fidedigna.

A organização deste Dia do Ensino Superior esteve a cargo dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) da escola e teve como objetivo fundamental, nas palavras da Dr.ª Luísa Cerqueira, a divulgação das ofertas de acesso ao ensino superior.

Para além da mostra propriamente dita, realizaram-se, no Auditório Carolino Ramos, duas palestras: a primeira, pelas 11.50 horas, foi da responsabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e versou sobre a profissão “Ser engenheiro”; a segunda teve início às 15:15 e foi dinamizada pela Delegação do Norte da Força Aérea Portuguesa, tendo-se apresentado a Academia da Força Aérea e os cursos aí ministrados. 

As instituições presentes avaliaram com nota máxima a logística e o formato do evento, bem como a evidente adesão da comunidade escolar. Os alunos, por seu lado, manifestaram a enorme utilidade de que se revestiu esta iniciativa para a perspetivação do seu futuro académico.

 EDI - Equipa de Redação