Logo

Alunos do curso Animador/a Sociocultural apresentam dramatização no Museu de Artes Decorativas

No dia 24 de outubro, a turma 11.º U apresentou uma dramatização de usos e costumes do séc. XVIII, a convite do Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, sob a orientação da professora de Área de Expressões, Filomena Mouta.



Os alunos representaram cenas da vida palaciana, a partir dos painéis figurativos da Casa dos Barbosa Maciel, atualmente Museu das Artes Decorativas, que incluíam referências à cultura da época. A representação integrou, ainda, uma breve coreografia de dança barroca. 
Esta atividade destinou-se, principalmente, ao público escolar, pelo que foram convidados a assistir os alunos das turmas 10.º U, do curso Animador/a Sociocultural, 10.º T, do curso de Turismo Ambiental e Rural, e uma turma da Academia de Música. Contou, ainda, com a colaboração dos alunos do curso de Multimédia, na cobertura do evento. 
Além de enriquecedora para a formação dos alunos, esta iniciativa gerou uma parceria relevante e que poderá criar outras oportunidades para o desenvolvimento de novos projetos. De salientar, o empenho e envolvimento da turma 11.º U que conseguiu, num curto espaço de tempo, responder ao desafio proposto. 
A Professora: Beatriz Correia

Curso de Suporte Básico de Vida na Escola Dr. Pedro Barbosa

Numa iniciativa promovida por médicos pediatras da ULSAM estão a decorrer, entre 5  e 15 de novembro, sessões sobre Suporte Básico de Vida dirigidas aos alunos das turmas de 6.º ano de escolaridade. 


Facilmente motivados, bem orientados e divididos em pequenos grupos, todos os alunos têm oportunidade de aplicar técnicas de SBV, num modelo de criança e de um bebé, bem como interagir com colegas em algumas manobras (como atuar em situação de engasgamento; em que circunstâncias e como manter uma vítima em posição lateral de segurança, enquanto se aguarda a equipa de emergência médica). São momentos de aprendizagem que podem salvar vidas e uma experiência que esta equipa médica pretende replicar noutras escolas e com alunos de outros níveis de escolaridade. Obrigada aos médicos e a todos aqueles que colaboraram na concretização desta iniciativa.
Vejam as fotos publicadas na Galeria!
A professora: Helena Novais

?>