Logo

Palestra sobre os impactes da extração do lítio: Serra D’Arga em risco

No âmbito da primeira Atividade Integradora das turmas de Educação e Formação de Adultos, decorreu no Auditório Carolino Ramos, no dia 23 de outubro, uma sessão de esclarecimento sobre os impactes da extração do lítio em Portugal. 



Na sessão promovida pela COREMA (Associação de Defesa do Património) os formandos do ensino noturno foram convidados a refletir sobre os impactos ambientais, económicos e sociais, inerentes à exploração do lítio em minas a céu aberto na Serra D’Arga. 
Os três oradores, a geóloga Teresa Fontão (Universidade de Southampton/Universidade do Minho), o arquiteto Miguel Pereira (Universidade do Minho/Universidade Técnica de Tampere) e o professor João Nunes (Faculdade de Belas Artes do Porto/Universidade de Aveiro), colaboradores assíduos da COREMA, apresentaram dados, estudos e mapas que têm vindo a recolher acerca desta problemática. 
O principal objetivo da sessão foi alertar sobre as “consequências gravosas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas” que vivem na região.

?>