Logo

“ANTES” do 25 de Abril

Numa iniciativa da Biblioteca Atlântica, a EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa assinalou as comemorações do 25 de Abril com alunos do 8.º e 9.º ano.
Para uma compreensão mais alargada deste evento quisemos fazer uma abordagem ao contexto político, social e económico dos anos que precederam este acontecimento, entre a Segunda Guerra Mundial e o 25 de Abril.
Convidámos a Dra. Isabel Campos, que fez uma belíssima apresentação de imagens que registam os momentos mais marcantes da história do início do século XX, desde as convulsões sociais a nível mundial até aos movimentos de libertação das ex-colónias, passando pela moda, pela música, pelo fenómeno migratório, pelo percurso do Estado Novo e pelos diversos registos da oposição ao regime de Salazar até ao eclodir da revolução. A sua vivência pessoal de muitos destes acontecimentos imprimiu um sentido muito realista a estes momentos de partilha de conhecimentos sobre o movimento que determinou a história dos nossos dias.



Muito obrigado, Dra. Isabel, e parabéns aos alunos pelo entusiasmo nas sessões.
No âmbito destas comemorações participámos também numa exposição de trabalhos alusivos ao tema, promovida pela Câmara Municipal, nos antigos Paços do Concelho, cuja sessão de abertura contou com a presença da ilustradora Danuta.
Biblioteca Atlântica

?>