Logo

Parlamento dos Jovens e Euroscola

No passado dia 19 de março de 2019, tiveram lugar as Sessões Distritais do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens e do Euroscola. No nosso caso, como de costume, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.


A primeira destas iniciativas, promovida pela Assembleia da República, conta com o apoio inestimável das Delegações distritais do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e com a não menos importante participação das Escolas (Alunos e Professores) que se candidatam, retirando, do seu tempo e da boa vontade dos colegas, a energia para consubstanciar a motivação que lhes é intrínseca. 
A nossa Escola, uma das pioneiras na participação destes programas, quer a nível Nacional, quer a nível Europeu, tem no seu palmarés inúmeros prémios, arrecadados ao longo dos anos, que propiciaram visitas às sedes da UE, tanto em Estrasburgo, como em Bruxelas…
Para além destas cidades, temos conseguido levar os alunos a visitar países vizinhos, com o objetivo de se enriquecerem culturalmente, graças a uma controlada gestão financeira da Professora Cecília Araújo. No entanto, outros colegas, tais como a já falecida Julieta Portela, Carmo Morais, Arabela Dias, Fátima Bastos, João Lima e António Rodrigues, muito têm contribuído para a continuidade e sucesso destas aventuras.
Neste ano, os nossos alunos ficaram muito desiludidos, porque, apesar do seu trabalho e da sua brilhante prestação, não viram o seu esforço recompensado, devido aos jogos políticos que os alunos aprendem com os exemplos da classe política… E que, em abono da verdade, já conseguem imitar na perfeição…
Projetos destes que tanto contribuíram para a Formação Cívica e Democrática dos alunos, têm vindo a tornar-se, cada vez mais, em verdadeiras escolas de antidemocracia… os alunos votam nas escolas que fazem as piores prestações (antijogo) para impedir que os que se esforçaram pela merecida recompensa, a possam alcançar.
Penso que a Escola deve refletir, seriamente, nestes assuntos, porque o Paradigma mudou e a Escola não deu por ela…

?>