Logo

3.º A de Monserrate visita o Museu de Artes Decorativas

No passado dia vinte e oito de setembro, os alunos da turma do 3.º A, da Escola Básica de Monserrate, foram visitar o Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo. 
Os alunos foram recebidos pelo senhor Ricardo, que muito simpaticamente elucidou acerca do que é a olaria e a cerâmica e dos principais processos relativos ao seu fabrico.  
Seguidamente, dirigiram-se para um recinto exterior onde se encontrava o oleiro, o senhor António, a trabalhar na roda, moldando o barro com as mãos, das quais saíram belas peças.
Após esta observação, os alunos tiveram contacto com a matéria-prima, onde puderam constatar e experimentar a diferente dureza do barro.
A esta atividade seguiu-se a visita à exposição de peças de cerâmica, nomeadamente da Fábrica de Louça de Viana. Algumas das peças observadas são muito antigas, do século XVII, tendo algumas delas captado a atenção dos mais curiosos.
De regresso ao recinto exterior, os alunos arregaçaram as mangas, colocaram um avental e todos tiveram oportunidade de experimentar o trabalho na roda do oleiro e de moldar uma peça de barro. 
Foi uma experiência muito interessante e pedagógica que enriqueceu os conhecimentos e que os alunos pretendem repetir! 


?>