Logo

Dia Mundial da Alimentação: exposição na Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo Dr. Pedro Barbosa

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), alunos do 6.º ano da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo Dr. Pedro Barbosa desenvolveram várias atividades tais como: produção de cartazes sobre a importância dos nutrientes e qualidade dos alimentos, cartazes de sensibilização contra o desperdício alimentar; elaboração de desdobráveis; produção de marcadores de livros, que foram oferecidos a todos os elementos da comunidade escolar que acertavam as respostas no jogo “Quantos Queres?”, construídos pelos alunos com base em regras de uma alimentação saudável. 


A Exposição estará presente até ao dia 24 de outubro, no átrio principal da escola, e …vale mesmo a pena visitar e apreciar a criatividade e sensibilidade dos nossos jovens!

Foram responsáveis pela dinamização destas atividades todos os professores de Ciências Naturais do 6.º ano e a professora de Educação Visual, Ermelinda Vale.

A professora: Helena Novais

Curso de Suporte Básico de Vida na Escola Dr. Pedro Barbosa

Numa iniciativa promovida por médicos pediatras da ULSAM estão a decorrer, entre 5  e 15 de novembro, sessões sobre Suporte Básico de Vida dirigidas aos alunos das turmas de 6.º ano de escolaridade. 


Facilmente motivados, bem orientados e divididos em pequenos grupos, todos os alunos têm oportunidade de aplicar técnicas de SBV, num modelo de criança e de um bebé, bem como interagir com colegas em algumas manobras (como atuar em situação de engasgamento; em que circunstâncias e como manter uma vítima em posição lateral de segurança, enquanto se aguarda a equipa de emergência médica). São momentos de aprendizagem que podem salvar vidas e uma experiência que esta equipa médica pretende replicar noutras escolas e com alunos de outros níveis de escolaridade. Obrigada aos médicos e a todos aqueles que colaboraram na concretização desta iniciativa.
Vejam as fotos publicadas na Galeria!
A professora: Helena Novais

?>